Sejam Bem-Vindos ao meu blog. Estejam a vontade para pesquisarem suas aulas da EBD, pois temos que oferecer o nosso melhor para Deus.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

EBD Juniores CPAD Lição 4 - Herói busca a Vontade de Deus?

Versículo Chave
Para ampliar click na imagem, após copie.
Lembrancinhas

Ensinando a Bíblia
LIÇÃO 4 – Herói Busca a Vontade de Deus?
Texto Bíblico: 1 Cr 14.8-17
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
·        Entender que é fundamental para vivermos bem, buscar a vontade de Deus, pedirmos a Ele que nos dirija em tudo o que fizermos.
Prezado (a) enfatize aos pequenos que acima de todas as coisas terrenas está a nossa comunhão com Deus, se dermos a Deus a posição central de nossa vida, teremos seu constante cuidado e direção em nosso dia a dia, e Ele nos dará o melhor. Nem sempre o que queremos é o melhor. Deus que é Onipotente sabe o que precisamos o que realmente nos fará feliz. Devemos ter essa confiança, e aguardar somente Nele.
   Enquanto era rei apenas em Judá, Davi contava com o total aprovação dos filisteus — afinal, ele era homem de confiança de Aquis, rei de Gate. No entanto, quando viram Davi subir ao trono israelita, os filisteus não gostaram nada.
E quando Davi tomou Jerusalém, os filisteus resolveram que era hora de colocar o pastorzinho ruivo em seu devido lugar. Então cercaram Jerusalém, acampando no vale de Refaim (dos gigantes), que fica entre Jerusalém e Belém. Quando soube do cerco, Davi colocou seu exercito de prontidão e chamou o sacerdote Abiatar.

— Abiatar traga-me a estola sacerdotal, o Urim e o Tumim. Então Davi perguntou a Deus:
— Devo lutar contra os filisteus? Tu me darás a vitória?
— Vá! - disse o SENHOR. — Eu lhe darei a vitória.

Então Davi reuniu seus homens e foi atacar os filisteus em Baal-Perazim, onde os venceu.
O nome Baal-Perazim, vem de baal (senhor) e do verbo peraz, que quer dizer abrir uma brecha.
O lugar recebeu esse nome (senhor abridor de brechas) porque Davi, ficou admirado com a facilidade com que derrotara os filisteus naquele lugar, só pôde atribuí-la a interferência divina, dizendo que Deus abrira uma brecha entre seus inimigos, como uma enchente que sai derrubando tudo.

A batalha de Baal-Perazim, no entanto, não definiu a situação: os filisteus eram muitos, e voltaram a cercar a Cidade de Davi assim que se recuperaram da primeira derrota. Então o rei quis consultar a vontade de Deus mais uma vez.
Mais uma vez Davi consultou a Deus, e ele respondeu:
Não os ataque daqui. Dê a volta e ataque pelo outro lado, perto das amoreiras. Quando você ouvir o barulho de marcha por cima das amoreiras, ataque-os porque isso quer dizer que eu estou indo na sua frente para derrotar o exército dos filisteus.

De madrugada, Davi convocou seus homens para a batalha. Saíram em silêncio pelos portões de Jerusalém, marcharam em arco até o bosque das amoreiras e ficaram lá, esperando a ordem de Davi para o ataque. O rei só esperava o momento certo, mas levou um susto quando ouviu distintamente o som de passos sobre a copa das árvores. Era incrível, era impossível. Mas estava acontecendo e, olhando para seus soldados, ele viu em seus rostos o mesmo espanto que sentia.
Animado pela ajuda divina, Davi deu a ordem de ataque, e o exército israelita marchou contra os filisteus. Os inimigos foram derrotados, e expulsos de volta para suas terras.
Com essa vitória rápida, Davi firmava-se de vez no trono. A expulsão dos filisteus das tribos do sul, esperada havia tantos anos, dava ao rei inquestionável autoridade.
Davi fez o que Deus havia mandado e obrigou os inimigos a recuar desde Gibeão até Gezer.
A fama de Davi se espalhou por toda parte, e o SENHOR fez com que todas as nações ficassem com medo dele.
Aplicação da Lição
Enfatize aos pequenos que Davi foi um grande herói para seu povo em sua época. Até hoje, o povo de Israel se lembra com carinho desse grande servo de Deus. E isso aconteceu porque Davi sempre procurou a orientação de Deus para a sua vida, e obedecia a tudo o que Deus lhe ordenara fazer. Se quisermos ser feliz e ter uma vida de vitória devemos agir como Davi.
A Disciplina da Obediência

Deuteronômio 28.13 – “E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se OBEDECERES aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para guardá-los e cumprir”.
Satanás tem usado de muitas maneiras para nos afastar de Deus, e a maior delas é a DESOBEDIÊNCIA. Sem dúvida, este motivo tem afastado muitas pessoas do caminho de Deus, essas vidas estão sendo perdidas sem ter a oportunidade de voltar aos caminhos do Senhor. Juniores Deus quer que você obedeça.
Encerre sua aula fazendo uma oração por seus alunos. Os abençoe e os anime a serem obedientes, e a serem disciplinados frente a situações diárias.

Fontes Consultadas:
· Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
· Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
· Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
· Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
· Bíblia de estudo da mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
· Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
· 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
http://ebdcordeirinhosdecristo.blogspot.com
http://projetoensinarecrescer.blogspot.com.br/


Se você tem gostado deste blog, seja um membro e deixe o seu comentário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário