Sejam Bem-Vindos ao meu blog. Estejam a vontade para pesquisarem suas aulas da EBD, pois temos que oferecer o nosso melhor para Deus.

quinta-feira, 20 de março de 2014

EBD Juniores CPAD Lição 12 - O Bom Pastor


Versículo-Chave: "Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas."


Lembrancinhas


Atividades para as Crianças Pintarem, recortarem e montarem uma cena de um Pastor tomando conta das ovelhas.

Atividades para as crianças Pintarem

Dinâmica da porteira



Achei muito legal essa dinâmica. Minha sugestão é para você usar pazinhas de sorvete para as crianças colarem num grande cartaz, montando a cerca. As crianças poderão recortar uma ovelha cada uma e colocar seu nome dentro (folha com ovelhas abaixo - especialmente para essa atividade). Colar no cartaz, dentro do aprisco.
A porteira pode ser feita de palitinhos de picolé, vendidos em papelarias. Cole sobre um papelão bem duro, pois as crianças irão manusear na brincadeira.
Você pode aproveitar e usar essa dinâmica para a memorização do versículo.
A criança que repetir o versículo todo virá à frente e participará da brincadeira de colocar a porteira para fechar o aprisco.
Todas as crianças deverão ter a sua vez!


Folha com ovelhinhas para as crianças escreverem os seus os
seus nomes e participarem da dinâmica.



Máscara de Ovelha




Ensinando a Bíblia


O BOM PASTOR
 Lucas 15. 1-7
Fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças
Objetivo do Professor: Que a criança Não Salva admita que, sem Cristo ela está perdida no pecado e que aceitará prontamente a oferta do perdão e cuidado de Deus.
Verdade Central Relacionada à Criança: O Senhor Jesus, o Bom Pastor, quer salvar você, para que não fique perdido em seu pecado.

I – Introdução e Andamento
A. Cobradores de impostos e pecadores firam ouvir Jesus ensinar (v. 1).
[Os cobradores de impostos eram odiados pela maioria dos judeus por receber dinheiro como representantes do governo romano. Eles tinham fama de desonestos e gananciosos; quase sempre costumavam apropriar-se dos fundos públicos. “Pecadores” pode referir-se aos gentios (os não-judeus), desde que Jesus estava na região da Galiléia onde os gentios moravam.]
B. Os fariseus e escribas criticaram Jesus por fazer amizade com pessoas tão perversas (v.2).
[Os fariseus e escribas eram indivíduos religiosos, arrogantes, que olhavam com desprezo para os que não conheciam a lei (João 7:49). Eles ficaram irritados quando Jesus aceitou comer com os cobradores de impostos, um sinal do Seu reconhecimento e aceitação desse homens.]
Na opinião dos fariseus e escribas, essas pessoas eram tão pecadoras que Jesus não deveria, de maneira alguma, associar-se a elas! Jesus, no entanto, tem interesse por todos – não importa quem sejam ou que tenham feito. Saiba que isto se aplica a você também. O Senhor Jesus, o Filho de Deus, ama você tanto quanto ama a todos os outros. Por quê? Porque esta é a sua maneira de ser! A Bíblia diz: “Deus é amor” (1 João 4:8). Você é muito especial para Deus por que Ele o fez. (Descreva características físicas e de personalidade das crianças, destinadas a fazer de cada uma delas uma pessoa única.) Deus não cometeu um erro quando fez você. Ele é perfeito e faz tudo certo. Algumas vezes você pode não se sentir muito especial. Outros podem até fazê-lo sentir que não é amado. Mas, Deus se importa muito com você. Ele ama a todos do mesmo jeito. Ele amou tanto os cobradores de impostos quanto amava os fariseus. Todos eram especiais para Ele.   
C. Conhecendo os pensamentos dos fariseus e escribas, Jesus contou uma história, descrevendo o Seu amor e interesse por todos (vv. 4-7).
D. Um pastor possuía cem ovelhas (v. 4).
[Professor: Descreva como um bom pastor cuida das suas ovelhas e as protege.]
E. Uma ovelha se perdeu (v. 4).
Como você acha que o pastor se sentiu ao descobrir que uma de suas ovelhas estava faltando? (Discuta as várias atitudes que o pastor poderia ter tido: “Perder uma dentre cem ovelhas não é tão mau assim”. “A culpa é dela.” “Estou ocupado demais para procurar essa ovelha agora”.) O pastor ficou preocupado! Por quê? O que poderia acontecer à ovelha sem os cuidados dele? (Discuta os perigos que a ovelha talvez tivesse de enfrentar).  Como é terrível estar perdido! A Palavra de Deus diz que você eu somos como ovelha perdida. O que significa isso? Estar perdido é um problema muito sério; significa que, sem Jesus, você e eu não podemos ter ajuda de Deus nesta vida ou ir para o Céu quando morrermos. Por causa do nosso pecado, estamos separados do Bom Pastor, o Senhor Jesus. A Palavra de Deus diz: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho” (Isaías 53:6). Você e eu seguimos nosso próprio caminho, cometendo erros. (Dê exemplos de pecado no nível das crianças.) Fazemos coisas erradas porque nascemos com o desejo de controlar nossa vida. O Senhor Jesus, o Bom Pastor, não quer deixar você perdido no pecado, Ele quer salva-lo. Que proteger você de Satanás, o inimigo de Deus e cuidar das suas necessidades. Mas, como a ovelha da história que se afastou do cuidado do pastor, você está perdido sem Ele.
F. O pastor, preocupado, saiu imediatamente em busca da ovelha perdida (v. 4).
Que exemplo maravilhoso do que o Senhor Jesus fez por você e por mim! A Palavra de Deus diz que quando estávamos perdidos em nosso pecado, seguindo nosso próprio caminho, o Senhor Jesus, o Filho de Deus perfeito e sem mácula, veio à terra para “buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10). Ele deixou Seu Lar lindo e perfeito no Céu e veio a este mundo pecador para receber o castigo por todas aquelas vezes em que você seguiu o seu próprio caminho. Ouça o que Jesus disse a respeito de Si mesmo e do que Ele faria: “Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá a vida pelas ovelhas... Ninguém a tira (minha vida) de mim, eu espontaneamente a dou” (João 10:11,18). Quando homens cruéis espancaram e crucificaram o Senhor Jesus, Ele pareceu não ter possibilidade de defesa. Mas, aquele sofrimento fazia parte do plano de Deus, profetizando centenas de anos antes. (Faça uma criança ler Isaías 53:6). Por que Jesus deu de boa vontade o Seu sangue por você? O Senhor Jesus, o Bom Pastor, não quer que você fique perdido no pecado. Depois de Jesus ter sofrido e morrido por sua causa, dando Seu sangue e Sua vida, Ele ressuscitou como havia dito: “Tenho autoridade para a entregar (minha vida) e também para reavê-la (voltar à vida depois de morto)” (João 10:18). O Senhor Jesus é realmente o “Bom Pastor”, que providenciou um meio para você ficar sob a Sua proteção e cuidado.

III. Clímax
Depois de procurar diligentemente, o pastor cuidadoso encontrou finalmente a ovelha perdida e a levou para a segurança do redil (v.5).

IV. Final
A. Conclusão
1. Muito alegre, o pastor chamou os amigos e vizinhos para celebrar a volta da ovelha perdida (v.6).
2. Olhando para os fariseus e cobradores de impostos, Jesus falou sobre a alegre comemoração no Céu “por um pecador que se arrepende [se afasta do seu caminho errado]” (v.7).
3. Jesus contou mais duas parábolas, descrevendo o Seu amor e cuidado pelos perdidos. A Bíblia não nos conta o que o Intérprete da Lei fez com o resultado da história.
B. Apelo (não salvo)
Os fariseus e escribas não pareceram mudar sua atitude com os cobradores de impostos; e pior ainda, nunca creram no Senhor Jesus como o seu “Bom Pastor”. E você? O Senhor Jesus é o seu “Bom Pastor”? Você compreende hoje que, como a ovelha perdida, esteve seguindo o seu próprio caminho? O Senhor Jesus, o Bom Pastor, quer salva-lo de continuar perdido no pecado. Ele morreu voluntariamente para receber o castigo pelo seu pecado, entregando a Sua vida por você, Deixe que Ele o salve, para que possa ficar sob o cuidado e proteção do Bom Pastor. A Palavra de Deus promete... (veja Atos 16:31).

Fontes:




























Nenhum comentário:

Postar um comentário