Sejam Bem-Vindos ao meu blog. Estejam a vontade para pesquisarem suas aulas da EBD, pois temos que oferecer o nosso melhor para Deus.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

EBD Juniores CPAD 3º Trimestre de 2012


Juniores Lição 1 - A Bíblia é a Palavra de Deus

Tema da Lição:
Visual 1

Visual 2


Versículo-Chave:

Lembrancinhas:

Cartões para DINÂMICA:
Cartão Curiosidades Bíblicas

Atividades

Rolo de Pergaminho



Plano de Aula: Escola Bíblica Dominical.
CLASSE:__________________________                                         LIÇÃO Nº: ____________         
PROFESSORA: ________________________________________________
DATA: ____________                                                             LEITURA BÍBLICA: Salmos 119

TEMA: “A Bíblia é a palavra de Deus”.
Objetivo: Demonstrar que a Bíblia é a carta que Deus deixou para os homens o conhecerem e serem salvos.

1º Momento: Oração, Louvor, Chamada, Oferta. ( Não esqueça a Oração do Pai Nosso, trabalhe no início da aula da seguinte forma: - Bom dia Crianças! A paz do Senhor Jesus! Converse com elas, após fale: Vamos ficar em pé, dar as nossas mãos, fechar os nossos olhos, curvar as nossas cabeças em reverência ao Nosso Deus; Eu falo e vocês repetem: “Pai Nosso...”)

2º Momento: Mostre o cartaz com o tema da lição, após explique aos Juniores que estaremos iniciando um Novo Trimestre:
- Então Crianças qual é o tema da lição que estudaremos hoje? (Deixe que elas leiam, após comente o cartaz)
- Hoje estudaremos a Lição de nº 1 – “A Bíblia é a Palavra de Deus”. (Peça a alguma criança para segurar o cartaz à frente direcionado aos Juniores).
- Repita o tema mais uma vez com as crianças em voz uníssona.
- Alguém aqui sabe por que a Bíblia é a Palavra de Deus?( Deixe que elas se expressem e espere o momento oportuno e então fale)
- Crianças a Bíblia é a Palavra de Deus, por que quando nós a lemos com atenção Deus fala conosco.
1. A Bíblia é uma dádiva de Deus. “O Senhor deu a Palavra” (Salmos 68:11), Deus que antigamente falou “muitas vezes e de muitas maneiras aos pais”, queria que sua Palavra não ficasse guardada pelos homens apenas através da experiência com Ele ou pela tradição falada, isto é, os pais contando para os filhos, etc. Deus queria que as verdades reveladas fossem em um autêntico documento. Por isso, Ele tomou as providências para que suas palavras, revelações e acontecimentos – maravilhas operadas em meio ao seu povo fossem escritos.
2. A Bíblia foi registrada por ordem de Deus. Deus ordenou a Moisés: “Escreve isto para memória num livro” (Êxodo 17:14). Essa mesma ordem foi repetida ao longo de 1600 anos para cerca de 45 homens escolhidos por Deus, e assim surgiu “o livro do Senhor”(Isaías 34:16), as “Santas Escrituras” (Romanos 1:2), que nós chamamos de “Bíblia” vem do grego Bíblia, que é o plural de Biblion – “livro”. Essa palavra deriva-se originalmente da cidade fenícia de Biblios(no Antigo Testamento, Gebal), que era um dos antigos e importantes centros produtores de papiro, o papel antigo. Com o tempo, esse vocábulo acabou sendo usado para designar as Sagradas Escrituras, A Palavra grega biblos significa um livro, um escrito qualquer, tendo mesmo servido para indicar o livro da vida, como se vê em Apocalipse 3:5, isto é, um livro sagrado. Estritamente falado, biblos era um livro, e biblion, um livrinho.
A palavra “Bíblia”, mediante um desenvolvimento histórico divinamente dirigido, veio a designar o livro dos livros, as Escrituras Sagradas, contendo 66 livros – 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo. ( exponha essa explicação aos Juniores tudo de forma bem resumida e didática).
Para melhor compreensão das crianças faça a seguinte dinâmica:
·        Para essa dinâmica você vai precisar de caixa de Presente e os cartões com os desenhos: espada, fogo, mel, lâmpada, martelo, semente e água.
·        Coloque os cartões dentro da caixa.
·        Peça aos Juniores para ficarem em Círculo.
·        A caixa deverá passar de mão em mão.
·        Quando você disser “pare”, a criança que estiver com a caixa na mão deverá abrir a mesma e pegar um cartão.
·        Peça que ela, utilizando apenas gestos, mímica, diga para a turma o que está no cartão.
·        Se as crianças não conseguirem acertar, o aluno deverá desenhar no quadro-de-giz ou cartolina.
·        Conclua a atividade explicando que a Palavra de Deus é como o martelo que esmiúça a penha (Jeremias 23:9); como uma lâmpada que ilumina o nosso caminho (Salmo 119:105); como o mel (Salmos 119:103),etc. Explique que devemos ler e obedecer tudo o que a Bíblia diz.
(Após cante um corinho).

3º Momento: Para apresentação do Versículo-Chave realize a seguinte atividade com os Juniores conhecida como Galope Bíblico:
·        Recolha as revistas de todos os alunos, antes de qualquer coisa.
·        Mencione o seguinte: “Atenção Crianças! Nesse momento vamos ver quem sabe encontrar os versículos da Bíblia”.
·        Em seguida declare: “O versículo é o 16, o capítulo é o 3 e o livro é (faça um pouco de suspense...) 2 Timóteo.
·        O aluno que encontrar primeiro deve se levantar e ler o versículo.
Depois apresente o Visual Versículo-Chave:Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”. 2 Timóteo 3:16. ( Repita 2 ou 3 três vezes com as Crianças).

4º Momento: Após conte a história A Bíblia é a Palavra de Deus.  

5º Momento: Oração – Querido Deus queremos te agradecer por este trimestre que se inicia, também pela tua palavra que está sendo plantada em nossos corações. Que o Senhor levante irmãos dispostos a estudarem a tua palavra para que ela possa ser traduzida a outros idiomas, para que mais pessoas possam conhecer as verdades contidas na Bíblia. Fica conosco ó Pai, em Nome de Jesus, Amém!

6º Momento: Atividades – Realize está atividade de forma criativa e didática que forma que os juniores respondam os questionamentos contidos no texto: “Como chegou a nós a Bíblia em Portugês?”, “De onde a BÍBLIA veio?”

7º Momento: Recorde as Crianças o Versículo-Chave. Apresente a elas o Corinho a ser cantado durante a apresentação da classe. E de forma discreta repasse as perguntas para ver se elas fixaram o tema. Não esqueça de formular 3 perguntas.

8º Momento: Lanche. (antes de comerem agradeçam juntamente com as crianças a Papai do Céu pelo alimento).
Observação: Este Plano de Aula foi elaborado especialmente para os professores iniciantes da EBD.
http://ebdcordeirinhosdecristo.blogspot.com
Revista Ensinador Cristão Pág. 34
http://escoladominical.net/forum/


  • Se você tem gostado deste blog deixe o seu comentário, tudo é feito com muito amor para a obra do mestre. Um forte abraço, se dedique e ofereça o seu melhor para Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário