quinta-feira, 13 de março de 2014

EBD Juniores CPAD Lição 11 - Jesus Ensina sobre o Sal e a Luz do Mundo


Versículo-Chave


Lembrancinhas

Atividade


Dinâmica:
Material: Um copo de vidro, um pedacinho de papelão ou papel e um recipiente com água.
Representações: O copo representa o corpo físico do cristão, o papelão representa a identidade, o recipiente com água representa o mundo.
Recorte o papel um pouco mais largo que o diâmetro do copo. Coloque-o no fundo do copo pressionando-o. Em seguida, emborque o copo no recipiente contendo água. Nota-se que após retirar o copo do recipiente, o papelão não estará molhado. Isso por que o copo está cheio de ar impedindo que a água molhe o papel. Assim é o cristão como sal da terra: está no mundo mais não pode se misturar com ele.

Curiosidades:
Breve histórico sobre o sal
"O sal é uma substância essencial ao homem e indispensável a todos os tipos de vida animal. Podemos constatar a importância do papel desempenhado pelo sal, através dos registros da história da humanidade. A sua produção e utilização podem ser encontradas em ilustrações e escritos que datam do início da civilização. A salga dos alimentos já era um costume bastante difundido no Egito, cerca de 4.000 anos antes da era Cristã, Os gregos e os romanos utilizavam o sal também como moeda para suas operações de compra e venda. A palavra latina "salário" deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas. Ainda hoje um dos principais acessos de Roma se chama "Via Salaria" pois era por esse caminho que chegavam as caravanas trazendo sal para a capital do império.

Até o século XVIII, a ordem de precedência dos comensais num banquete era indicada em relação ao saleiro de prata maciça colocado na mesa. À cabeceira, acima do sal, sentavam-se o anfitrião e os convidados mais ilustres. Os menos nobres, ficavam abaixo do sal, mais distantes do anfitrião.

No final do século XIX e começo do século XX o sal, além de ser usado como condimento e produto medicinal, passou a ser uma das matérias-primas essenciais para a indústria química e têxtil. O seu emprego hoje é extremamente variado. É utilizado para a produção de cloro, soda cáustica, barrilhas, ácido clorídrico, vidro, alumínio, plásticos, borracha, hidrogênio, celulose e
outras centenas de produtos das indústrias químicas, metalúrgicas, de alimentos e diversas outras.

Desde a Idade Média os Europeus fizeram fortunas com o tempero e introduziram o hábito de consumí-lo no Brasil.
A exploração do Sal no Brasil só teve início a partir de 1801."

Fonte:
http://www.romani.com.br/sal.htm

Ensinando a Bíblia



LIÇÃO 11 – JESUS ENSINA SOBRE O SAL E A LUZ DO MUNDO
Texto Bíblico: Mt 5.13-16 e 2 Cro 34.1-33.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
·        Conscientizar se de que Jesus nos deixou na terra para temperar (sal) (equilibrar) a vida das pessoas através da Palavra de Deus em nós, para podermos refletir (luz) o brilho de Cristo, para que as pessoas O conheçam.
Exercitando a Memória
"Vocês são o sal da terra; mas, se o sal não tiver gosto, como vai salgar?" (Mt 5:13 a)
Introdução
Independente da faixa etária, todos os que aceitam ao Senhor Jesus como Salvador, são convocados a ser sal e luz em meio a um mundo corrompido em meio as trevas.
Dinâmica
Prepare batatas fritas, ou pipoca, mas sem sal
Todos nós conhecemos o sal e sabemos que ele serve para dar gosto as comidas não é?
Alguém aqui já experimentou comer batata frita ou qualquer outra comida sem sal?
Oferecer batata frita ou pipoca sem sal e perguntar o que está faltando
O que você achou do gosto? (deixe que as crianças respondam).
A nossa vida também fica sem gosto quando perdemos o sal, o sal da alegria, o sal do amor uns para com os outros. E só Jesus pode nos devolver esse sal.
Colocar sal na batata ou pipoca e falar sobre a diferença que o sal faz no sabor é a mesma que nós devemos fazer como filhos de Deus
Convide a Jesus para morar na sua vida e você será o sal que fará a diferença no mundo.
História
O que é ser sal da terra e luz do mundo? (enfatize aos pequenos que ser sal da terra é levar sabor á vida das pessoas, assim como o sal faz com nossa comida. O sabor que devemos levar é a Palavra de Deus. Ser luz do mundo é levar a Luz que é Jesus para as pessoas que estão no mundo, vivendo na escuridão do pecado)
Você acha que Deus pode usar as crianças, assim como aos adultos, para serem sal da terra e luz neste mundo, para trazer liberdade aos que estão presos?
Na Bíblia encontramos uma criança usada por Deus para transformar a história do Seu povo seu era Josias.
Ele tinha apenas 8 anos de idade quando se tornou rei e reinou por 31 anos.
Ele fez o que era certo diante do Senhor, isto é, foi fiel em tudo que Deus mandou e, mesmo sendo uma criança, fez grande diferença entre os adultos que viviam com ele.
A Bíblia diz que Josias consertou (restaurou) o templo e renovou a aliança com o Senhor (explicar); mandou reunir todo o povo, do menor ao maior para ler a Palavra de Deus.
Além disso, restaurou o culto a Deus, derrubou todos os altares a outros deuses e celebrou a Páscoa. A Bíblia diz que “antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a lei de Moisés; e depois dele, nunca se levantou outro igual”.
Prezado (a) enfatize aos pequenos que assim como o rei Josias, você foi chamado nesta terra para fazer diferença, para ser luz para aqueles que andam na escuridão do pecado e para ser o sal que dá sabor à vida, mostrando que só em Jesus nós encontramos paz e alegria.
Para ser assim, você tem de ter um coração obediente a Deus: nas brincadeiras, na escola, com os amigos... O fato de você ser criança não lhe impede de ser um grande homem ou uma grande mulher de Deus. Josias tinha 8 anos quando começou a reinar e cresceu sem se desviar dos caminhos de Deus. E se tornou um adulto de grande importância para o seu povo.

Aplicação da Lição
Prezado (a) enfatize aos pequenos que assim como o rei Josias, você foi chamado nesta terra para fazer diferença, para ser luz para aqueles que andam na escuridão do pecado e para ser o sal que dá sabor à vida, mostrando que só em Jesus nós encontramos paz e alegria.
Para ser assim, você tem de ter um coração obediente a Deus: nas brincadeiras, na escola, com os amigos... O fato de você ser criança não lhe impede de ser um grande homem ou uma grande mulher de Deus. Josias tinha 8 anos quando começou a reinar e cresceu sem se desviar dos caminhos de Deus, e se tornou um adulto de grande importância para o seu povo.
Que idade você tem? Deus o chama para ser sal e luz, para mudar a história da sua casa e da sua nação, independente do fato de você ter 5, 10, 14, 30 ou 70 anos. Você aceita?
Fontes Consultadas:
· Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
· Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
· Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
· Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
· Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.







3 comentários:

  1. Parabéns! Aula muito bem preparada! Deus continue a abençoar sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Excelente lição, Deus continue enriquecendo seu conhecimento.

    ResponderExcluir