terça-feira, 5 de junho de 2012

EBD Juniores CPAD 2º Trimestre de 2012

Juniores Lição 11 - Estêvão, Herói até o Fim 

Tema da Lição:

Versículo Chave:



Lembrancinhas:


Dobradura em Forma de Cruz

Imprimir em papel criativo de várias cores.



Visual 1
Visual 2
Visual 3


Vamos usar a Bíblia





Trabalhe esta lição usando a Bíblia com seus alunos. Cada
 um com a sua Bíblia, todos tendo a oportunidade de ler as referências citadas durante a lição. Escolha tantas referências quanto forem o número de alunos, de forma que TODOS tenham a oportunidade de ler. É fundamental cultivar nos seus alunos o hábito de manusear a Bíblia.
Você pode anotar as referências em papéis coloridos e distribuir para cada aluno. Dê uns minutinhos para que todos encontrem e marquem com lápis de cor. Avise para ficarem ATENTOS, pois a certa altura da lição, aquela referência bíblica será pedida.

Para esta Lição sugiro trabalharem alguns versículos para serem entregues a alguns alunos quando você explicar a respeito de Estêvão. A medida que for falando cite o livro, o capítulo e o versículo e a criança que estiver com a referência em mão deverá procurá-lo na Bíblia e lê-lo em voz alta, e o restante da turma deverá prestar atenção e marcar a referência com lápis de cor.

Referências Bíblicas








Plano de Aula: Escola Bíblica Dominical.

CLASSE:                                                                                                     LIÇÃO Nº: 11      
PROFESSORA:                                                                             
DATA:                                                    LEITURA BÍBLICA:  Atos 6: 13-15;  7: 54-60
TEMA: “Estêvão, Herói até o Fim”.

Objetivo:
·     Ensinar que um discípulo de Jesus tem que ter coragem.      
·     Mostrar que Jesus está conosco, como ele prometeu. 
·     Ensinar que devemos perdoar aqueles que pecam contra nós.                                                      
1º Momento: Oração, Louvor, Chamada, Oferta.
2º Momento: Mostre o cartaz com o Tema da Lição, após diga:  
-Atenção Crianças! Qual é o Tema da nossa lição de hoje? Deixe que elas leiam, após comente o cartaz:
- Como vocês já leram estamos diante da lição de nº 11 Estevão, Herói até o fim. Estevão Crianças, foi um dos Heróis que “permaneceu firme em seus princípios” de fé Cristã e manteve-se fiel a Deus até o fim.
3º Momento: Leia juntamente com as Crianças o Visual Versículo-Chave:Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.” 2 Timóteo 4:7. ( Repita 2 ou 3 três vezes com as Crianças).
·       Para trabalhar a Memorização deste versículo entregue a cada criança uma dobradura em forma de Cruz para ser o lembrete do versículo chave desta lição.
·         Corte um e dobre nos lugares marcados para que você saiba como fazer e possa ensinar na classe.
Comece dobrando a partir do nº 7 - em ordem decrescente. A última parte a ser dobrada é o quadrinho nº 1.
Vai ficar um quadradinho pequeno. A criança poderá colar a base (o quadrado 3 => ACABEI) no CADERNO DE VERSÍCULOS, e abrir parte por parte, até ver a cruz formada. Fica muito bonitinho!!
·         Por último vá abrindo e juntamente com as crianças lendo a partir do nº 1, após abra  e leia o número 2 e assim por diante até chegar ao nº 7.
4º Momento:
Questione aos Juniores:
·         Atenção crianças vocês sabem o que significa  “ser fiel”? Deixe-os se expressarem, após defina.
·         Então Crianças ser fiel é o mesmo que “ser leal”, “sincero”, “alguém que não tem intenção de enganar”, “é alguém que é firme em seus princípios”. Depois pergunte.
·         Se algum amigo enganasse vocês, o que fariam? Leve-os a refletir na atitude que devem ter para com essa pessoa – o perdão.
·         Crianças nem sempre é fácil ser fiel e perdoar. Entretanto, ambos são necessários. Na história de hoje aprenderemos bastante com a vida de Estevão, o primeiro mártir da igreja cristã.
·         Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja nascente, logo após a morte e ressureição de Jesus, pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios.
"Para ajudá-lo a dizer quem foi Estevão, observe as informações abaixo extraídas da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p.1490, CPAD:
Distribua a algumas crianças  esses versículos para que a medida em que você for ensinando elas procurem e leiam esses versículos na bíblia em voz alta.
·       Um dos sete líderes escolhidos para supervisionar a distribuição de alimentos aos necessitados  da Igreja Primitiva (At 6.5)

·       Foi conhecido por suas qualidades espirituais de fé, sabedoria, graça, poder e pela presença  do Espírito em sua vida (At 6.8,10)

·       Líder reconhecido e destacado, um mestre , um debatedor (At 6.9)

·       O primeiro a dar sua vida pelo evangelho (At 7.60)"
(extraído da revista do Professor.)
5º Momento: Após conte a história Estevão, Herói até o Fim.

6º Momento: Oração – Aproveitando o tema da aula, oriente seus alunos a orar pelos missionários e pessoas que sofrem perseguição por causa do evangelho. Peça a Deus que conceda graça a essas pessoas para que perdoem todos aqueles que lhes fazem mal.

7º Momento: Faça perguntas em tiras de papel correspondente a lição estudada, coloque-as em uma caixa pequena enfeitada e peça para que cada criança pegue uma pergunta para responder. Se a criança acertar entregue um presente( cartãozinho com o versículo chave e balinhas ou bombons).
Sugestões de Perguntas:

1.   Estêvão foi um dos sete homens escolhidos para fazer o que na igreja?                                                        
2.   Quem estava contra Estêvão?                                      
3.  Quando Estêvão venceu todos os homens na discussão o que foi que estes homens (Sinagoga dos Homens Livres) fizeram?
4.   Quais foram às acusações contra Estêvão?             
5.   Os homens do Conselho viram que o rosto de Estêvão parecia o que?
6.   Diga os nomes de dois antepassados dos judeus de que Estêvão falou?
7.   Diga o nome de mais duas pessoas de que Estêvão falou?                       
8.   Porque Estêvão disse que os judeus eram como seus antepassados?                                         
9.   Estêvão olhou para o céu viu o que?                            
10.  Os membros do conselho fizeram o que com Estêvão?
11.  Estêvão morreu odiando seus inimigos? Não?  Porque?
12.  As testemunhas deixaram as suas capas com um moço
chamado ?
8º Momento: Atividades.

9º Momento: Recorde as Crianças o Versículo-Chave. Apresente a elas o Corinho a ser cantado durante a apresentação da classe. E de forma discreta repasse as perguntas para ver se elas fixaram o tema. Não esqueça de formular 3 perguntas.

10º Momento: Lanche. (antes de comerem agradeçam juntamente com as crianças a Papai do Céu pelo alimento).

Observação: Este Plano de Aula foi elaborado especialmente para os professores iniciantes da EBD.

http://ebdcordeirinhosdecristo.blogspot.com



Ensinando a Bíblia

A palavra de Deus continuava a se espalhar.  O número de seguidores de Jesus em Jerusalém crescia cada vez mais, sendo necessário à escolha de homens para tratar da distribuição de comida.

Estêvão, um dos sete homens escolhidos para este serviço, era um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder.  Ele fazia milagres e maravilhas entre o povo.  Mas alguns judeus da “Sinagoga dos Homens Livres” estavam contra ele.  Eles começaram a discutir com Estêvão, mas o Espírito Santo deu tanta sabedoria a Estêvão, que ele venceu todos na discussão.

Então estes judeus pagaram algumas pessoas para dizerem:

Nós ouvimos este homem falar contra Moisés e contra Deus!

Ouvindo estas mentiras, o povo e os líderes ficaram com raiva, agarraram Estevão, e o levaram diante do Conselho Superior.

Então testemunhas falsas afirmaram:

Nós ouvimos este homem dizer que esse Jesus de Nazará vai destruir o templo, e mudar todos os costumes que Moisés nos deu.

Todos os que estavam sentados na sala de Conselho Superior olhavam bem para Estevão, e viram que o rosto dele parecia o rosto de um anjo.  Então o presidente dos sacerdotes perguntou a Estêvão: Isto é a verdade?

E Estêvão começou a falar sobre a história dos judeus desde Abraão até Jacó, cujos filhos formaram as doze tribos de Israel e José até Moisés a quem Deus deu os mandamentos.  Estêvão continuou:

Nossos antepassados não quiseram obedecer a Moisés, mas o rejeitaram.  Vocês são como os seus antepassados:  têm rejeitado sempre o Espírito Santo!  Eles mataram os mensageiros de Deus que no passado anunciaram a vinda do Servo Santo.  E agora vocês o traíram e o mataram.

Quando os membros do Conselho Superior ouviram estas palavras ficaram furiosos.  Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e disse:

Olhem! Eu estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem em pé ao lado direito de Deus!

Mas eles taparam os ouvidos e dando altos gritos avançaram todos juntos contra Estêvão.

Depois o jogaram fora da cidade e o apedrejaram.  Enquanto atiravam pedras, Estêvão chamava Jesus, dizendo:

Senhor Jesus, recebe o meu espírito!             

Depois, ajoelhou-se e gritou com voz bem forte:

Senhor, não os condenes por causa deste pecado!

E depois de dizer isto, morreu.  As testemunhas deixaram as suas capas com um moço chamado Saulo.  E Saulo concordou que matassem Estêvão.









Um comentário:

  1. A paz!!! Não achei nada da revista dos pré adolescentes, buábuá!! rsrsrsrsrsrs
    Mais o seu blog está lindooooooo, gostei muito mesmo!! Sucesso !!!

    ResponderExcluir