sexta-feira, 6 de julho de 2012

EBD Juniores CPAD 3º Trimestre de 2012


Juniores Lição 1 - A Bíblia é a Palavra de Deus

Tema da Lição:
Visual 1

Visual 2


Versículo-Chave:

Lembrancinhas:

Cartões para DINÂMICA:
Cartão Curiosidades Bíblicas

Atividades

Rolo de Pergaminho



Plano de Aula: Escola Bíblica Dominical.
CLASSE:__________________________                                         LIÇÃO Nº: ____________         
PROFESSORA: ________________________________________________
DATA: ____________                                                             LEITURA BÍBLICA: Salmos 119

TEMA: “A Bíblia é a palavra de Deus”.
Objetivo: Demonstrar que a Bíblia é a carta que Deus deixou para os homens o conhecerem e serem salvos.

1º Momento: Oração, Louvor, Chamada, Oferta. ( Não esqueça a Oração do Pai Nosso, trabalhe no início da aula da seguinte forma: - Bom dia Crianças! A paz do Senhor Jesus! Converse com elas, após fale: Vamos ficar em pé, dar as nossas mãos, fechar os nossos olhos, curvar as nossas cabeças em reverência ao Nosso Deus; Eu falo e vocês repetem: “Pai Nosso...”)

2º Momento: Mostre o cartaz com o tema da lição, após explique aos Juniores que estaremos iniciando um Novo Trimestre:
- Então Crianças qual é o tema da lição que estudaremos hoje? (Deixe que elas leiam, após comente o cartaz)
- Hoje estudaremos a Lição de nº 1 – “A Bíblia é a Palavra de Deus”. (Peça a alguma criança para segurar o cartaz à frente direcionado aos Juniores).
- Repita o tema mais uma vez com as crianças em voz uníssona.
- Alguém aqui sabe por que a Bíblia é a Palavra de Deus?( Deixe que elas se expressem e espere o momento oportuno e então fale)
- Crianças a Bíblia é a Palavra de Deus, por que quando nós a lemos com atenção Deus fala conosco.
1. A Bíblia é uma dádiva de Deus. “O Senhor deu a Palavra” (Salmos 68:11), Deus que antigamente falou “muitas vezes e de muitas maneiras aos pais”, queria que sua Palavra não ficasse guardada pelos homens apenas através da experiência com Ele ou pela tradição falada, isto é, os pais contando para os filhos, etc. Deus queria que as verdades reveladas fossem em um autêntico documento. Por isso, Ele tomou as providências para que suas palavras, revelações e acontecimentos – maravilhas operadas em meio ao seu povo fossem escritos.
2. A Bíblia foi registrada por ordem de Deus. Deus ordenou a Moisés: “Escreve isto para memória num livro” (Êxodo 17:14). Essa mesma ordem foi repetida ao longo de 1600 anos para cerca de 45 homens escolhidos por Deus, e assim surgiu “o livro do Senhor”(Isaías 34:16), as “Santas Escrituras” (Romanos 1:2), que nós chamamos de “Bíblia” vem do grego Bíblia, que é o plural de Biblion – “livro”. Essa palavra deriva-se originalmente da cidade fenícia de Biblios(no Antigo Testamento, Gebal), que era um dos antigos e importantes centros produtores de papiro, o papel antigo. Com o tempo, esse vocábulo acabou sendo usado para designar as Sagradas Escrituras, A Palavra grega biblos significa um livro, um escrito qualquer, tendo mesmo servido para indicar o livro da vida, como se vê em Apocalipse 3:5, isto é, um livro sagrado. Estritamente falado, biblos era um livro, e biblion, um livrinho.
A palavra “Bíblia”, mediante um desenvolvimento histórico divinamente dirigido, veio a designar o livro dos livros, as Escrituras Sagradas, contendo 66 livros – 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo. ( exponha essa explicação aos Juniores tudo de forma bem resumida e didática).
Para melhor compreensão das crianças faça a seguinte dinâmica:
·        Para essa dinâmica você vai precisar de caixa de Presente e os cartões com os desenhos: espada, fogo, mel, lâmpada, martelo, semente e água.
·        Coloque os cartões dentro da caixa.
·        Peça aos Juniores para ficarem em Círculo.
·        A caixa deverá passar de mão em mão.
·        Quando você disser “pare”, a criança que estiver com a caixa na mão deverá abrir a mesma e pegar um cartão.
·        Peça que ela, utilizando apenas gestos, mímica, diga para a turma o que está no cartão.
·        Se as crianças não conseguirem acertar, o aluno deverá desenhar no quadro-de-giz ou cartolina.
·        Conclua a atividade explicando que a Palavra de Deus é como o martelo que esmiúça a penha (Jeremias 23:9); como uma lâmpada que ilumina o nosso caminho (Salmo 119:105); como o mel (Salmos 119:103),etc. Explique que devemos ler e obedecer tudo o que a Bíblia diz.
(Após cante um corinho).

3º Momento: Para apresentação do Versículo-Chave realize a seguinte atividade com os Juniores conhecida como Galope Bíblico:
·        Recolha as revistas de todos os alunos, antes de qualquer coisa.
·        Mencione o seguinte: “Atenção Crianças! Nesse momento vamos ver quem sabe encontrar os versículos da Bíblia”.
·        Em seguida declare: “O versículo é o 16, o capítulo é o 3 e o livro é (faça um pouco de suspense...) 2 Timóteo.
·        O aluno que encontrar primeiro deve se levantar e ler o versículo.
Depois apresente o Visual Versículo-Chave:Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”. 2 Timóteo 3:16. ( Repita 2 ou 3 três vezes com as Crianças).

4º Momento: Após conte a história A Bíblia é a Palavra de Deus.  

5º Momento: Oração – Querido Deus queremos te agradecer por este trimestre que se inicia, também pela tua palavra que está sendo plantada em nossos corações. Que o Senhor levante irmãos dispostos a estudarem a tua palavra para que ela possa ser traduzida a outros idiomas, para que mais pessoas possam conhecer as verdades contidas na Bíblia. Fica conosco ó Pai, em Nome de Jesus, Amém!

6º Momento: Atividades – Realize está atividade de forma criativa e didática que forma que os juniores respondam os questionamentos contidos no texto: “Como chegou a nós a Bíblia em Portugês?”, “De onde a BÍBLIA veio?”

7º Momento: Recorde as Crianças o Versículo-Chave. Apresente a elas o Corinho a ser cantado durante a apresentação da classe. E de forma discreta repasse as perguntas para ver se elas fixaram o tema. Não esqueça de formular 3 perguntas.

8º Momento: Lanche. (antes de comerem agradeçam juntamente com as crianças a Papai do Céu pelo alimento).
Observação: Este Plano de Aula foi elaborado especialmente para os professores iniciantes da EBD.
http://ebdcordeirinhosdecristo.blogspot.com
Revista Ensinador Cristão Pág. 34
http://escoladominical.net/forum/


  • Se você tem gostado deste blog deixe o seu comentário, tudo é feito com muito amor para a obra do mestre. Um forte abraço, se dedique e ofereça o seu melhor para Deus.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

EBD Primários CPAD 2º Trimestre de 2012

Primários Lição 12 - Jesus, o amigo sempre presente

Versículo-Chave:

Frase do Dia:
Meu Amigo Jesus está sempre Comigo.

lembrancinha:


Atividade


 
Ensinando a Bíblia

Lição 12 – Jesus, O amigo sempre Presente
Texto Bíblico: Lucas 24.36-53; Atos 1.9-11
Ao Mestre
Professor (a) lembre-se que esta é a grande verdade do cristianismo:Jesus, que ressuscitou, está no meio de nós quero esclarecer bem: esta não é apenas uma maneira de falar, nem simplesmente uma expressão poética. Esta é uma realidade.
Se você não tem isto intrínseco dentro de seu ser, não poderá passar de maneira consistente esta realidade aos pequenos, um professor é um vendedor de idéias, para que seus alunos acreditem e vivam o que você diz, é necessário que você viva o que está dizendo. Esta realidade do cristianismo faz parte de seu cotidiano? Ou você usa a presença do Senhor Jesus como usamos um step, quando está em apuros.
Viva de forma a demonstrar que essa realidade está em seu ser. Lembre-se quando você está em casa, ocupando-se dos seus afazeres domésticos¸ Jesus está com você. Quando você trabalha numa empresa, no comércio, no campo, Ele está ali presente, juntinho com você. Quando você está alegre, Ele se faz presente. Mas quando você está triste e chora, com mais razão ainda, Ele se faz um com você. Ele é o primeiro a se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.
Mesmo quando você erra e peca, quando você não consegue superar algo, Ele está com você. E se entristece com a sua situação... mas Ele permanece ali, juntinho com você, para lhe estender a mão, para lhe dar coragem, para levá-lo à libertação.
Nós nunca estamos sozinhos. Em toda parte e em qualquer situação, “Ele está no meio de nós
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Jesus está conosco todos os momentos, pois ELE prometeu: “...e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” (Mt 28.20b – ARC)
Frase do dia
MEU AMIGO JESUS ESTÁ SEMPRE COMIGO
Enfatize aos pequenos que Jesus após sua ressurreição ascendeu ao céu, mas está conosco. O profeta Isaias ao profetizar acerca de seu nascimento o chamou deEmanuel que quer dizer “Deus conosco” (CF. Is 7:14; 8.8; Mt 1.23).
Memória em Ação
“...E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.”
(Mt 28.20b – NTLH)

Explorando a Bíblia
Crianças vocês se lembram que na lição passada falamos sobre os dois discípulos que se encontraram com Jesus no Caminho de Emaús? Pois bem, eles foram correndo contar para os outros discípulos. Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:
— Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma.
Mas ele disse:
— Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.
Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou:
— Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse: — Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
— O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês. Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.
Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou. Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu.
Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais. Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram:
— Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.
Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria.
Fontes Consultadas:
· Bíblia NTLH - SBB
· Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
· Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon - Horinhas com Deus - Editora Sinodal
· Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geografica
· Comentário Bíblico Beacon – Vol.6: Mateus a Lucas – Editora CPAD – Rio de Janeiro/2005
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva








quarta-feira, 6 de junho de 2012

EBD Primários CPAD 2º Trimestre de 2012

Primários Lição 11 - Jesus, o amigo das surpresas

Versículo Chave:


 
Frase do Dia:

Lembrancinhas:


DINÂMICA
Frase do dia: Eu conheço a voz do meu amigo Jesus
Brincar de reconhecer a voz.
Tampar os olhos de uma criança e ela descobrirá quem está falando ?
Primeiro uma criança falando sozinha, depois duas e se houver tempo pode até ser três. Mas depende da quantidade de crianças na sala. Se não é claro que já seriam todas.
Depois apresenta a frase do dia.
Enfatizando que todos que são amigos de Jesus também reconhecem a sua voz.

Palitoche

Versículo do dia: “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” João 10:27
Para o versículo: Um boneco ou figura de Jesus em um palito (Palitoche) e ovelhas (Palitoche)
A criança que estiver segurando Jesus diz o versículo e as outras escutam e o seguem. Então andam pela sala.. Trocam, para que todas tenham a oportunidade.
As minhas ovelhas escutam a minha voz; (Fala olhando para as ovelhinhas)
eu as conheço, (aponta cada uma ovelhinha)
e elas me seguem. (Anda pela sala e as ovelhas vão atrás seguindo)
Palitoche de Jesus
Recorte o desenho abaixo e cole-o sobre um palito de churrasco

Palitoche ovelhinhas

Para os meninos recorte e cole sobre um palito de churrasco.


Para as meninas recorte e cole sobre um palito de churrasco.

Vejam como ficam lindinhos os Palitoches








 
Ensinando a Bíblia
Vocês se lembram crianças, de que o Senhor Jesus para nos salvar morreu na cruz e ressuscitou?
Então... Naquele mesmo dia em que Jesus ressuscitou, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que ficava não muito longe de Jerusalém.
Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido.
Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles O reconhecessem.
Então Jesus perguntou:
— O que é que vocês estão conversando pelo caminho?
Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cleopas, disse:
— Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?
— O que foi? —perguntou Ele. - Eles responderam:
— O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, Ele era muito sábios em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse Ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo Dele, e voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que Ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus.
Então Jesus lhes disse:
— Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória.
E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam Dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe. Mas eles insistiram com Ele para que ficasse, dizendo:
— Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando. - Então Jesus entrou para ficar com os dois.
Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas Ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro:
— Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando Ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?
Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam:
— De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando Ele havia partido o pão. Enquanto eles estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:
— Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma.
Mas Ele disse:
— Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.
Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés.
Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados.
Então ele perguntou:
— Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse:
— Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
Então Jesus deu sabedoria a eles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
— O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em Nome Dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder do Espírito Santo de cima venha sobre vocês.
Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou.
Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu.
Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E passavam o tempo todo no pátio do Templo, louvando a Deus

Prezado (a) enfatize aos pequenos que Jesus sempre nos surpreende com sua Presença, nos alegrando e realizando milagres em nosso meio, pois Ele nos ama e quer que sejamos felizes.
Fontes Consultadas:
• Bíblia NTLH - SBB
• Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
• Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon - Horinhas com Deus - Editora Sinodal
• Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geografica
• Comentário Bíblico Beacon – Vol.6: Mateus a Lucas – Editora CPAD – Rio de Janeiro/2005
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva